Formigas

Curiosidades - Formigas

formigasAs formigas reprodutoras deixam o formigueiro original na forma alada, reprodutora, se acasalam e formam novas colônias, ao cair no chão, 99% das mesmas não sobrevivem devido as condições pouco favoráveis (chuvas e predadores naturais), mesmo assim à cada ano sua população aumenta em 3 vezes o número.

- No mundo existem aproximdamente 10.000 espécies de formigas, sendo 8.000 já foram descritas. No Brasil, ocorrem cerca de 2.000 espécies, sendo que d 20 a 30 são de importância econômica (quenquéns e saúvas), causam incômodo ao homem e a seus animais e ocorrem em ambientes hospitalares, ocasionando problemas de saúde pública. Nestas ultimas duas categorias encontram- se as formigas de hábito urbano.

As formigas urbanas possuem algumas características que as distinguem das outra espécies que ocorrem no ambiente natural. Estas características são primordiais para que ocupem com sucesso o ambiente pertubado pelo homem. São elas: ninhos poligínicos (com várias rainhas), falta de agressividade intraespecifica, tamaho pequeno das operárias, reprodução por fragmentação (colônia dividesse em dois ou mais ninhos quando a densidade de formigas é muito alta ou na presença de substâncias repelentes, como inseticidas) e unicolonialidade (colônias localizadas em vários locais, porém funcionando como uma única colônia).

 

 

Mais nesta categoria: « Pombos Ratos »